Por Eduardo Madeira

Como muitos sabem, há muitos anos eu concilio o trabalho tradicional (de 8h às 18h) com a Narração Esportiva (normalmente à noite e aos fins de semana).

Há alguns anos, o ícone da Narração, Galvão Bueno, definiu-se como “um Vendedor de emoções”. Seguem abaixo 3 princípios da Narração Esportiva que podem ajudar você e seu time a crescer em Vendas:

 

Poder de síntese: em geral, os potenciais clientes não tem paciência e tempo para explicações longas.

Vá direto ao ponto, usando “manchetes” atrativas e resumindo como o serviço/produto vai melhorar a vida do cliente.

 

– Entonação e articulação ao falar: a arte de comunicar está ligada à arte de separar o que é principal do que é secundário.

Aumente o tom de voz para valorizar a palavra mais importante da frase. Abra mais a boca e divida mais em sílabas quando articular a dicção naquilo que é mais importante focar com o cliente.

 

– Seja didático na comunicação – evite expressões muito formais, isso soa robotizado e não passa verdade. Comunique-se usando palavras de simples entendimento.

 

Você sabia que comparar o esporte com a vida profissional pode ser uma ótima alternativa para abordar temas com seu time como mudança, protagonismo, intra-empreendedorismo, sentimento de time, jogo individual x jogo coletivo, setores x setores, vendas, liderança, atendimento ao cliente, relacionamento, comportamento, etc.;

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Grande abraço.