Fui um líder imperfeito. Ao longo de minha trajetória, o travesseiro foi um conselheiro fiel quanto a uma auto-avaliação sincera especialmente sobre meus erros.
Mas entre os méritos que tive na liderança estão: nunca fiz “panelinha” na gestão e nem fui “puxa saco” de ninguém.
💡 Pra mim, grupos são formados a partir de indivíduos. Portanto, o indivíduo não pode ter o resultado atrapalhado por outras pessoas que não estão comprometidas. Porque você não controla as ações do outro como um indivíduo de equipe.
🎯 Cada indivíduo deve depender de si para bater sua meta. E os resultados de grupo devem ser usados como “gatilhos” de alavanca de reconhecimento, não como pré-requisito para metas individuais.
⚠ Pra mim, líder(?) que faz “panelinha” e favorecimento é fraco. Todos devem ter as mesmas condições de atingir suas metas e premiações. O indivíduo deve competir consigo mesmo nas metas principais.
🔥 Sobre “puxa sacos”, pra mim são recursos de líderes (?) sem conteúdo. Cuidado com os bajuladores. Afinal, quem “puxa saco” pode puxar tudo, inclusive o seu tapete.
Ah! Escrevo de liderança porque liderei milhares de pessoas. Na maioria das vezes com sucesso. Já fui decisivo na contratação, desenvolvimento, demissão e promoção de muita gente.
E também por isso ministro Treinamentos, Palestras e Workshops de Liderança. Saiba mais no www.edumadeira.com.br .



Deixar um comentário