Foto: Pedro Souza / Atlético

Já liderei mais de 1.500 pessoas na vida corporativa, em Vendas e Atendimento.

Conciliando com a carreira de Narrador Esportivo há mais de 13 anos, gosto da comparar o esporte com a vida nas empresas.

Depois de 12 jogos sem vitória, o técnico Gabriel Milito, do Galo, foi desligado. Nesse texto, o foco é analisar 2 aspectos sobre a liderança do treinador neste momento – não o contexto todo da campanha atleticana, que contou também com muitas falhas estratégicas do Clube.

1 – Abatimento do Líder

À medida em que os resultados não apareciam, ficou evidente o abatimento do treinador. E isso não passava a mensagem que o líder tinha repertório para buscar alternativas que retomassem o desempenho da equipe.

No mundo corporativo, quando o líder se abate, ele mostra a todos (liderados, clientes, pares, parceiros) uma mensagem de pessimismo quanto à se retomar o caminho de desempenho e resultado. E com isso, uma quebra de confiança sua capacidade de condução da retomada.

Um líder corporativo precisa trabalhar sua auto-confiança e a comunicação para que não passe uma imagem de abatimento, o que pode contaminar sua equipe.

2 – Os liderados precisam “comprar” as ideias do líder

Alguns jogadores passaram a impressão de descontentamento com a função atual desempenhada. Exemplo disso foi o meia Scarpa na ala direita, onde ele parou de render – diferente de quando foi destaque no Brasil com a camisa do Palmeiras quando atuou mais no meio campo que na ponta.

Além disso, alguns atletas passaram a impressão que “compravam” menos a ideia de jogo do treinador quando o desempenho passou a cair esportivamente.

Nas empresas, se a equipe não “comprar” os direcionamentos estratégicos e táticos do líder, tenderão a não realizar bem suas funções propostas por ele.

Ou seja, o time tem que comprar as ideias do líder. Do contrário, ele provavelmente não terá vida longa na empresa, em vista de desempenho e resultado.

💡 Você concorda com estes 2 pontos analisados? Já viveu algo assim?

Comente abaixo.

#ComunicaçãoEficaz
#LiderançaDeEquipes
#LiderançaInspiradora
#TreinamentoCorporativo
#ResultadosComprovados
#DesenvolvimentoProfissional
#TreinamentoComEntretenimento